Conhecendo a Residência Multiprofissional
O que é a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade?
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade/PRMSFC - UESPI, constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, em regime de tempo integral, caracterizando-se como educação para o trabalho, através da aprendizagem em serviço no âmbito da Fundação Municipal de Saúde, com foco nas Unidades Básicas de Saúde. Envolvendo outras instituições, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais com qualificação técnica e ética.Qual o objetivo do PRMSFC-UESPI?
Tem como objetivo qualificar os profissionais de diversas categorias para atuarem com os preceitos organizativos e funcionais do SUS tendo como princípio básico a prática multiprofissional e interdisciplinar em Saúde da Família e Comunidade para que estes obtenham competências sociais, políticas, técnicas e humanas para aplicá-las na perspectiva da promoção da saúde.
Quais categorias compõem a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade?
O PRMSFC - UESPI é composto por 16 residentes de sete profissões da área da saúde, a citar: Educação Física (02 vagas), Enfermagem (03 Vagas), Odontologia (03 vagas), Psicologia (02 vagas), Fisioterapia (02 vagas), Nutrição (02 vagas), e Serviço Social (02 vagas).
Qual a composição funcional de acompanhamento didático pedagógico?
É formada pelo Coordenador(a), Tutores(as) de Campo e Preceptores(as). O Coordenador é responsável por gerir o PRMSFC - UESPI, supervisionar e gerenciar as atividades teóricas, teórico-práticas e práticas desenvolvidas pelos tutores de campos e preceptores conjuntamente com os residentes. Os(as) Tutores(as) de Campo são responsáveis pelas atividades de orientação acadêmica voltada à discussão das atividades teóricas e teórico-práticas no que se refere ao campo de conhecimento. A função de Preceptor(a) caracteriza-se pela supervisão direta das atividades práticas realizadas pelos residentes nos serviços de saúde onde se desenvolve o programa. O preceptor deverá, necessariamente, ser da mesma área profissional do residente sob sua supervisão.
Qual o amparo legal do PRMSFC-UESPI?
O programa é amparado pela Portaria Interministerial nº 2.117/MS, de 03/ 11/2005, que institui, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, o PRMSFC - UESPI e dá outras providências. Com carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60h semanais e duração mínima de 02 anos, em conformidade com a Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de Novembro de 2009.
Referências:
Guia do Residente. Teresina, Vol. 01. Março. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário